Dynamic SQL Error code 206


Dynamic SQL Error code 206

O tutorial em questão se aplica a todos os programas desenvolvidos pela Ada Souza Soft Ltda.

O Dynamic SQL Error code 206 pode ocorre no Controle Patrimonial Pat Free e no Super Carnê, esse erro normalmente indica que a estrutura atual do banco de dados está desatualizada.

Quais os fatores que podem fazer com que a estrutura do banco de dados fique desatualizada e consequentemente gere o Dynamic SQL Error code 206?

  1. Quando instalamos uma versão diferente da que estava instalada anteriormente e não executamos a atualização do banco de dados;
  2. Quando restauramos o Backup feito em uma versão diferente da que está sendo utilizada;
Dynamic SQL Error code 206

Dynamic SQL Error code 206

A imagem acima indica que na tabela CARNE está faltando o campo CODIGOVENDEDOR, nesse caso específico, instalamos o Super Carnê 2.0.3 sobre o Super Carnê 2.0.1.

 

ATENÇÃO: ANTES DE FAZER A ATUALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS FAÇA UMA CÓPIDA, PARA UM LUGAR SEGURO, DA PASTA C:\ADASSOFT, ISSO PARA NÃO CORRER O RISCO DE PERDER DADOS.

 

Como corrigir o Dynamic SQL Error code 206?

Existem duas possibilidade de corrigir o Dynamic SQL Error code 206:

  1. Reinstalar, no caso do exemplo, a versão 2.0.1, mas aconselhamos fortemente que o programa seja mantido sempre atualizado, sendo assim essa não é a melhor alternativa.
  2. Atualizar o banco de dados, essa é a opção mais indica e é relativamente simples, veja abaixo como atualizar o banco de dados.

NOTA: Propositalmente, para evitar perda de dados, o instalador dos programas desenvolvidos pela Ada Souza Soft Ltda ME não instalam e nem remove o arquivo de banco de dados utilizados pelos programas, sendo assim, o simples fato de desinstalar e reinstalar o programa não resolve o problema do Dynamic SQL Error SQL error code 206, isso porque não é uma falha no programa em si, mas sim porque  a estrutura atual do banco de dados está faltando algo, no caso do exemplo acima está faltando o campo CODIGOVENDEDOR.

 

Atualizar o Banco de Dados para corrigir o Dynamic SQL Error SQL error code 206

  1. Se o programa estiver aberto, feche-o;
  2. Abra a pasta onde o programa esta instalado, a pasta padrão é C:\ADASSOFT\SUPERCARNE para o Super Carne é C:\ADASSOFT\PATFREE para o Controle Patrimonial Pat Free;
  3. Execute o aplicativo Adapter.exe (o que tem o ícone igual ao ícone do programa em questão);
Tela principal do Adapter

Tela principal do Adapter

4. Observe que na tela principal do Adapter existem duas colunas onde são relacionadas as tabelas do programa;

5. Precisamos verificar na Estrutura atual se existe alguma tabela marcada com o X vermelho;

Adapter - Tabela marcada porque está desatualizada

Adapter – Tabela marcada porque está desatualizada

Observe que a tabela Carne está marcada com o X vermelho, isso significa que a estrutura dela está desatualizada, por esse motivo está gerando o Dynamic SQL Error SQL error code 206

6. Clique na aba Atualizar (2) na parte superior da tela do Adapter;

Adapter aba atualizar

Adapter aba atualizar

ATENÇÃO: Mantenha a opção “Preservar os registros da tabela” selecionada, caso deixe está opção desmarcada os registros da tabela serão apagado, ou seja, você perderá os dados da tabela em questão.

7. Clique na seta que está do lado direito do campo Localizar, conforme imagem acima, e selecione a tabela Carne – Carnês;

8. Clique no botão Atualizar;

9. Clique em Sim para confirmar a atualização da tabela

Adapter Confirmar atualização da tabela

Adapter Confirmar atualização da tabela

10. Clique na aba Estrutura ( 1 )

Adapter aba estruturas

Adapter aba estruturas

11. Continue rolando a coluna “Estrutura atual” para ver se ainda há mais tabelas marcadas com o X vermelho, caso haja, clique na aba Atualizar ( 2 ) em seguida no campo Localizar encontre a tabela que na tela anterior está marcada com o X vermelho e clique no botão Atualizar.

12. Após atualizar todas as tabelas marcadas com o X vermelho, clique no botão Reiniciar.

13. Feche o Adapter e execute o programa, ou seja, o Super Carnê ou o Pat Free que vão estar funcionando normalmente.

NOTA: Ao atualizar a tabela CarneConfigura pela primeira vez irá gerar um conforme imagem abaixo, nesse caso basta fechar e abrir o Adapter e em seguida atualizar a tabela CarneConfigura novamente.

Adapter erro

Adapter erro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.