Instalar Italc no Linux Educacional 3.0

Instalar Italc no Linux Educacional 3.0

O Italc trabalha com chaves, as quais devem ser a mesma tanto no servidor quanto nas estações. Aqui fiz o seguinte, aos inves de copiar apneas a chave do servidor para as estações, copiei a pasta /etc/italc/key toda, como isso tem que feito via super usuário, apenas o root terá permissão para ler as chaves. Isso acarreta um erro que mesmo as chaves estando no local indicado os usuários não conseguirão acessar o Italc, a mesnos que ele seja o super usuário.

No site oficial do Italc tem o link para a documentação (em inglês) que está no Wiki http://italc.sourceforge.net/wiki/index.php?title=Installation, e nos passos para instalação no Linux, eles sugerem que seja criado um grupo de usuários para o Italc, no laboratório onde trabalho não criei um grupo, apenas usei o grupo alunos que já existia, e inscrevi a conta do professor neste grupo também. Agora idependente da conta que o usuário esteja longado, professor ou aluno, consigo ver na interface do Italc no servidor.

 

 

Instalando o servidor

1º. Abra o Terminal (Konsole)
2º. Digite: sudo apt-get update
3º. Digite a senha do superusuário
4º. dite: sudo apt-get install italc-master

5º Crie as chaves, digite: sudo ica -createkeypair

Instalando nas estações (clientes)

1º. Abra o Terminal (Konsole)
2º. Digite: sudo apt-get update
3º. Digite a senha do superusuário
4º. dite: apt-get install italc-client

Os comando para dar permissão de acesso às chaves ao grupo são esses abaixo, os mesmos devem serem executados tanto no servidor como nas estações.

chgrp -R aluno /etc/italc/keys/private/
Subistitua a palavra aluno pelo nome do grupo que você vai utilizar. (esse comando não cria o grupo, ele apenas dá permissão ao grupo para usar a chave)
chmod -R 640 /etc/italc/keys/private/
chmod -R ug+X /etc/italc/keys/private/

Não é necessário reiniciar o computador, apenas feche a seção e longue novamente.

Não aconselho usar IP adinâmico, via DHCP, pois se o IP mudar o servidor não conseguirá se consectar a estação.

Aqui uso um servidor de DHCP para intregar os IP da rede toda, mas amarrei os IP aos MAC, dessa forma o computador sempre receberá o mesmo IP.

Sobre o autor

Adailton Rodrigues de Souza administrator

1 comentário até agora

MarlaPublicado em6:44 pm - mar 9, 2010

No laboratório que trabalho foi instalado o linux educacional, porém há 2 monitores ligados a uma cpu. Já instalei o italc ele funciona, porém só encherga apenas um estação. Como faço para ele enchergar todas?
Obrigada.

Marla

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.