Renomear arquivos em lote

Renomear arquivos em lote

Os procedimento abaixo demonstra como renomear arquivos em lote de modo simples, se você não precisar de nomes bem definidos, pode utilizar o seguinte truque:

1. Abra a pasta que contem os arquivos a serem renomeados no Explorer;

2. Selecione todos os arquivos a serem renomeados;

3. Clique com o botão direito do mouse sobre um aquivo e escolha a opção renomear;

4. Digite um nome para o arquivo e em seguida clique num espaço vazio.

O resultado será o nome que você digitou mais uma numeração sequencial. Exemplo: juvenilia (1) juvenilia (2) juvenilia (3).

Porém há casos em que é necessário nomes mais específicos, hoje me deparei com essa situação,  Vamos aos detalhes.

Um cliente veio até mim, com uma máquina digital SAMSUNG 12.2, por acidente um amigo dele havia deletado todas as fotos contidas no cartão da máquina, então minha missão era recuperar as fotos e colocá-las de volta no cartão.

Para recuperar as fotos utilizei o aplicativo PC Inspector smart recovery, coloquei todas as fotos de volta no cartão, resolvi vê-las na máquina e não apareceu nenhuma das que eu havia recuperado. Foi ai que percebi que para a máquina conseguir mostrar as fotos elas teriam que ter os nomes na seguinte extrutura, SAM_0001, ou seja, depois do prefixo SAM_ o nome tem que ter quatro digitos numéricos, se for assim: SAM_1 a máquina não mostra. Infelizmente o aplicativo que utilizei para recuperar as fotos me dá apenas a opção de definir o prefixo, não há opção para configuração da numeração.

Eu consegui recuperar 674 fotos, teria que renomear todas, ai veio a necessidade de colocar o computador para trabalhar ao meu favor, pesquisando no Google, encontrei a salvação, o aplicativo Rename4u.

O Rename4u é gratuito, pena que a sua última atualização foi em 01/12/2004, mas mesmo assim ele cumpre o seu papel.

Você pode baixá-lo aqui http://www.adassoft.com/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=582&view=summary&cid=132&catid=15

 

Sobre o autor

Adailton Rodrigues de Souza administrator

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.