Entre ou Cadastre-se

Atualizar o Super Carnê, Super Carnê Escola e Pat Pro

A atualização de nossos softwares foi simplificada ao máximo, o aplicativo de atualização realiza cópia da versão antiga do software, realiza backup do banco de dados e em seguida atualiza os executáveis e o banco de dados do software.

Normalmente os nossos softwares mostra mensagem avisando quando há nova versão.

O tutorial a seguir se aplica aos softwares Super Carnê, Super Carnê Escola e ao Controle Patrimonial Pat Pro.

Qual processo o aplicativo de atualização faz? #

O aplicativo de atualização basicamente acesse os nossos servidores de atualização, onde fica disponível sempre a última versão de cada software, baixa essa versão, faz cópia da instalação antiga, faz backup do banco de dados em seguida atualiza os executáveis e o banco de dados.

O aplicativo de atualização e o instalador da versão completa não altera os arquivos de configuração do software.

Oque é necessário para realizar a atualização? #

Em se tratando de atualização do servidor (computador onde está o banco de dados) é necessário que a Empresa Usuária esteja devidamente cadastrada no sistema, a falta do cadastro da empresa usuária irá causar erro no momento de realizar o backup do banco de dados, ademais é necessário que o computador tenha acesso à internet.

Modos de atualização #

Existem dois modos de atualização básicos que são:

Servidor #

Nesse modo o aplicativo de atualização irá atualizar os programa e o banco de dados.

Backup do banco de dados é obrigatório

No modo Servidor uma vez que será realizada atualização do banco de dados o backup do mesmo é obrigatório, por esse motivo, ao selecionar esse modo a opção Fazer backup do banco de dados fica selecionada automaticamente, não sendo possível desmarcá-la.

Estação de trabalho #

No modo Estação de trabalho o aplicativo de atualização irá fazer uma cópia da instalação anterior e em seguida irá atualizar os executáveis do programa.

Nesse modo a opção Fazer backup do banco de dados deixa de ser exigida, e fica inabilitada para seleção, isso ocorre porque teoricamente a estação de trabalho não usa o banco de dados local.

Como realizo a atualização? #

  1. Procure na área de trabalho do computador pelo ícone cujo nome é Atualizar seguido do nome do programa;
  2. Na tela do aplicativo de atualização escolha:
  • Servidor se usar o programa em apenas um computador ou se o banco de dados estiver armazenado no computador onde se estar realizando a atualização;
  • Estação de trabalho se estiver usando o programa em rede e o computador onde se está realizando a atualização esteja usando o banco de dados que está armazenado em outro computador.
Aplicativo de atualização dos softwares da Ada Souza Soft

3. Após escolher o modo de atualização, clique no botão Atualizar;

4. O aplicativo irá mostrar informações do andamento do processo e quando concluir irá mostrar uma mensagem informando que o processo foi concluído.

Quais falhas podem ocorrer? #

O sucesso do processo de atualização depende da configuração do software a ser atualizado, da correta instalação do Firebird, as principais falhas são:

Erro ao gerar o backup #

O Erro ao gerar o backup pode ocorrer basicamente em dua situações:

Banco de dados inexistente

Banco de dados inexistente: #

Quando existe informação referente ao banco de dados no arquivo de configuração do software, mas o banco de dados não existe ou não está armazenado no caminho informado no arquivo de configuração.

Ao clicar em OK na mensagem de erro o sistema vai continuar o processo de atualização e atualizar os executáveis do programa, porém ao tentar executar a rotina de atualização do banco de dados vai mostrar outra mensagem informando que não foi possível conectar ao banco de dados.

Impossível conectar ao banco de dados

A solução nesse caso é abrir o programa, clicar em Arquivo, selecionar a opção Empresa usuária e editar ou excluir as empresas que não possuem banco de dados.

O sistema via funcionar?

Sim, no caso do erro acima o sistema apenas não conseguiu atualizar o banco de dados que não existe, os bancos existentes devem ser atualizados normalmente, sendo assim, as empresas que possuem um banco configurado corretamente vai funcionar.

Erro na instalação do Firebird #

A mensagem de erro abaixo ocorre quando o aplicativo não consegue se comunicar com o Firebird, isso pode ocorrer pelo fato de não ter copiado a biblioteca cliente do Firebird para a pasta System 32.

Erro na instalação do Firebird

Quando o Firebird é instalado junto com um de nossos softwares ele é instalado com as configurações necessárias para que o aplicativo de atualização funcione corretamente, porém existem casos em que o Firebird já se encontra instalado e, nesse caso o instalador de nossos softwares não irá fazer nenhuma modificação na instalação existente e nem irá fazer uma nova instalação do Firebird.

A solução nesse caso é desinstalar o Firebird e instalar novamente usando a cópia do instalador que se encontra dentro da pasta do software que esta sendo atualizado e na tela Seleccione tarefas adicionais marque a opção Copiar a biblioteca do cliente Firebird para a pasta de <system>? isso na instalação do Firebird 2.5.

Instalação do Firebird

Para solucionar esse problema utilizando Firebird 3.0 o procedimento é o mesmo, porém lembrando que na instalação do Firebird 3, além de selecionar a opção “Copy Firebird client library to <system> directory?” é necessário que seja selecionado também a opção “Generate client library as GDS32.DLL for legacy InterBase support?”

Instalação Firebird 3

Desenvolvido por BetterDocs

Deixe um comentário