Entre ou Cadastre-se

O cadastro de bens no Controle Patrimonial Pat Pro deve ser realizado a partir da tela Patrimônio que está localizada na aba Movimentação.

Siga os passos abaixo:

1. Clique no botão Patrimônio para abrir a tela Patrimônio

Abrir tela patrimônio no Pat Pro

2. Será mostrado a tela Patrimônio

Tela patrimônio

2. Para iniciar o cadastro de um novo bem, clique no botão Incluir;

3. Defina o tipo de bem a ser cadastrado escolhendo entre Imóvel e Móvel no campo Tipo de bem;

Tipo de bem

4. O próximo passo é definir o número do tombamento, ou seja, o número do patrimônio.

Para o campo Tombamento existem algumas possibilidades:

  1. Caso o patrimônio a ser cadastrado já possua plaqueta de identificação com o número do bem, pode-se utilizar o número da plaqueta normalmente;
  2. O patrimônio ainda não está identificado, ou seja, ainda não possui a plaque com o número do tombamento, pode se deixar o campo vazio, que pedir o programa para criar a sequência automaticamente;
  3. Pode se iniciar a sequência em um número pré-definido, nesse caso digita-se o número inicial que o sistema irá dá sequência nos próximos cadastros, exemplo, se for digitado o número 100 no cadastro atual o próximo cadastro será 101.

5. Os campos do grupo Dados Básico, com exceção do campo Localização, são todos obrigatórios e, exceto o campo Tombamento, as informações dos mesmos vem de outras tabelas as quais são cadastrada nos itens descritos em Primeiros Passos.

Campos básicos

Campo Localização

O campo localização é opcional, se usado permite identificar a localização de um bem, as localizações devem ser cadastrada a través a opção Localização de bens disponível na aba Movimentação e estas são vinculadas aos setores, não sendo possível usar a mesma localização para mais de um setor.

6. Aba Detalhe do bem, nessa aba deve-se detalhar o bem, digitando uma descrição detalhada, bem como informando o máximo de informações possível, observando que existem também nessa aba campos específicos para cadastro de veículos, como é o caso de Chassi, Renavam, ano e Modelo.

Aba detalhes do bem

7. Aba Imóvel, essa aba só estará disponível caso o bem se do tipo Imóvel

Aba imóvel

8. Um destaque especial para o Cadastro em Lote / Clonar Registro essas duas rotinas agilizam muito o cadastro de bens iguais, por exemplo, precisamos cadastrar 1000 cadeiras de escritório, nesse caso digitamos os dados da primeira cadeira, colocamos o primeiro número de tombamento, marcamos a opção “Cadastro em Lote”, digitamos a quantidade, nesse caso 1000, no campo Quantidade e em seguida clicamos em Salvar, em questão de segundos o programa irá criar os 1000 registros individuais, ou cada bem terá o seu registro.

Cadastro em lote ou clone de registro

Desenvolvido por BetterDocs

Deixe um comentário