Acesso ao banco de dados

Erro de Inicialização Your user name and password are not defined

O Erro de Inicialização Your user name and password are not defined, geralmente ocorre quando é definido o usuário e senha do Firebird errados na tela Empresa usuária, no caso dos softwares da Ada Souza Soft Ltda, às vezes os clientes confundirem essas informações com os dados de acesso ao programa.  Neste tutorial iremos mostrar corrigir essas informações e voltar a ter acesso ao programa.

Nossos aplicativos por padrão usam o Firebird como gerenciador de banco de dados, e podem não parecer, mas para acessar o gerenciador de banco de dados o Firebird é exigido usuário e senha.

Erro de inicializaçao! Your user name and password are not defined. Ask your database administrator to set up a Firebird login

O conteúdo deste poste se aplica:

Porque ocorre o Erro de Inicialização Your user name and password

Normalmente o Erro de Inicialização Your user name and password ocorre quando o usuário e/ou a senha de acesso do Firebird estão errados e, isso pode ocorrer em diversos momentos, os mais comuns são:

  1. Quando o computador tem uma instalação personalizada do Firebird e esta possui usuário e/ou senha diferente do padrão;
  2. Quando é digitado o usuário e/ou a senha errados na tela Empresa usuária de nossos programas, o usuário e senha solicitados na referida tela são do gerenciador de banco de dados, no caso o Firebird, porém, mesmo havendo informação na tela referentes a esses campos, alguns usuários confundem e as vezes digita o usuário e senha de acesso ao programa, outras vezes o usuário e senha de acesso ao Windows.
  3. Quando é instalado software que altera as configurações padrão do Firebrid, existem softwares que quando instalado altera as configurações do Firebird e, infelizmente caso o computador possua mais programas que usam o Firebird esses podem apresentar erro de inicialização.
Acesso ao banco de dados
Acesso ao banco de dados

Os campos acima se referem ao Usuário e Senha de acesso ao Firebird O usuário e senha padrão de acesso ao Firebird são:

Usuário: SYSDBA (todo em maiúsculo)
Senha: masterkey (todo minúsculo)

Se forem informados os dados acima nos respectivos campos, mesmo que o programa não vá ser utilizado em rede o mesmo irá funcionar normalmente.

Como corrigir o Erro de inicialização causado por digitação incorreta do usuário e senha do Firebird

Os procedimentos abaixo devem ser utilizados para corrigir o erro de inicialização Your user name and password quando for causado por digitação incorreta do usuário e/ou senha solicitados na tela Empresa usuária.

As informações digitadas na tela Empresa usuária são gravadas no arquivo SYSEMP.DAT o qual pode ser editado pelo Bloco de nota do Windows, siga os passos abaixo:

  1. Abra a pasta onde o nosso programa está instalado, a pasta padrão é c:\adassoft\nome do programa;
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo SYSEMP.DAT e escolha a opção “Abrir com”;
Arir arquivo SYSEMP.DAT
Abrir arquivo SYSEMP.DAT

Escolha a opção “Selecionar aplicativo neste computador“, essa mensagem pode ser diferente dependendo do Windows que estiver utilizando, se estiver usando o Windows 10 a mensagem será igual à da imagem abaixo;

Selecionar Aplicativo
Selecionar Aplicativo

3. Escolha Bloco de notas;

4. Altere as linhas apagando tudo que estiver depois do sinal de igual, deve ficar igual as mostrada abaixo:
Usuario 0000=
Senha 0000=

5. Feche o Bloco de notas, em seguida clique no botão Salvar

salavar

Isso deve corrigir o problema.

Como corrigir o Erro de inicialização causado por personalização do Firebird

Quando o usuário possui os dados de acesso ao Firebrid

Os nossos softwares são configurados para utilizarem a configuração padrão de acesso ao Firebird, porém nada impede que os mesmos sejam utilizados com o Firebird personalizado, no entanto, nesses casos o usuário precisa saber o usuário e senha de acesso ao Firebird.

Nesse caso simplesmente editar o arquivo SYSEMP.DAT não vai resolver, isso porque o usuário e senha gravados nesse arquivo são criptografados, nesse caso antes de editar o arquivo de configuração precisa entrar em contato com o suporte da Ada Souza Soft.

Quando o usuário não possui os dados de acesso ao Firebird

Na impossibilidade de conseguir o usuário e senha de acesso ao Firebird existe a opção de usar a versão Embred no lugar da versão padrão do Firedird, porém nesse caso não será possível utilizar o programa em rede.

A versão Embred do Firebird será instalada dentro da pasta onde o programa está instalado e não afetará em nada a instalação da versão padrão do Firebird.

Também será necessário trocar o aplicativo de backup por uma versão especial feita para funcionar com o Firebird Embred.

Ao instalar o adabackup ESP será instalado junto o Firebird Embred.

Link download: adabackup ESP

Conclusão

Vale ressaltar que o erro de inicialização pode ocorrer por diversos motivos o Erro de Inicialização Your user name and password é apenas o mais comum deles, chegando a 90% dos pedidos de suporte relacionados a erro de inicialização.

Caso tenha executado os passos acima e o problema ainda persiste, entre em contato com o suporte pelo e-mail adailton@adassoft.com ou através do WhatsApp (38) 9 9934-9155 e para agilizar o atendimento envie print screen das mensagens de erro.

2 comentários em “Erro de Inicialização Your user name and password are not defined”

  1. DANIELLY SILVA SAMPAIO

    NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENTRAR E NAO ACHEI NO ARQUIVO PARA ALTERAR COMO DITO A CIMA NO BLOCO DE NOTA , POR FAVOR ENTRE EM CONTATO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL POIS GOSTEI DO PROGRAMA

    1. Adailton Rodrigues de Souza

      Existem várias situações que causam o erro de inicialização, uma delas é quando o usuário e/ou senha do gerenciador do banco de dados estão incorretos.
      Outra é quando Firebird (gerenciador do banco de dados) não está instalado, mas em todos os casos a mensagem de erro é diferente.

      Envie para adailton@adassoft.com um print screen da mensagem de erro para que possamos identificar o problema.

      Se for necessário temos o suporte remoto disponível nos seguintes dias e horário:
      Segunda, terça e quinta-feira: 7:20 as 11:00 e das 18:00 as 21:00
      Quarta e sexta-feira: 18:00 as 21:00
      Sábado: 9:00 as 14:00

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile