Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina

Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina

Em alguns momentos pode ser necessário instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina, hoje o Firebird está na versão 4, no entanto ainda encontramos muitos softwares que ainda utiliza a versão 1.5 do Firebird.

Os softwares da Ada Souza Soft nas versões mais recentes não funcionam com a versão 1.5 do Firebird, isso devido ao controle de usuários, sendo assim, para que eles funcionem é necessário ter a versão 2.5 do Firebird instalada, de preferência a versão 2.5.9.

Porém, há casos em que o usuário já possui outro software instalado que necessita da versão 1.5 do Firebird, quando isso acontece existe duas soluções, uma é usar a versão embed do Firebird, porém nesse caso há um inconveniente, a versão embed não funciona em rede, a outra solução é instalar as duas versões do Firebird na mesma máquina, é sobre isso que vamos tratar agora.

Não vou tratar aqui da instalação do Firebird em sim, considerando que é procedimento muito simples, no entanto preciso alertar que:

  1. É necessário instalar as duas versões como Serviço;
  2. É de extrema importância que a versão 2.5 consiga identificar a instalação da versão 1.5 conforme imagem mostrada abaixo.
detectando instalação do Firebird 1.5
Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina 9

O procedimento para ter mais de uma versão ou até mesmo mais de uma instalação da mesma versão na mesma máquina é basicamente mudar a porta padrão 3050 no arquivo firebird.conf (arquivo de configuração do Firebird) e criar serviços com nomes diferentes.

Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina

Primeiro passo, estou supondo que na máquina onde será instalada as duas versões, já possua a versão 1.5 instalada, do contrário instale a versão 1.5, como serviço.

Link download Firebird 1.5 https://sonik.dl.sourceforge.net/project/firebird/firebird-win32/1.5.6-Release/Firebird-1.5.6.5026-0-Win32.exe

Auxiliar de compatibilidade de programas

Sabemos que a ultima atualização da versão 1.5 do Firebird ocorreu no dia 08 de outubro de 2009, e consequentemente o arquivo de instalação da ultima versão a 1.5.6 já está enfrentando dificuldades para ser executado nas versões mais recentes do Windows, se ao executar o arquivo de instalação Firebird-1.5.6.5026-0-Win32.exe for mostrado a mensagem da imagem ao lado, simplesmente renomeia o arquivo Firebird-1.5.6.5026-0-Win32.exe para setup.exe.

Segundo passo, instalar o Firebird 2.5, deve ser instalado como serviço e é necessário marcar todas as opções da Seleccione tarefas adicionais.

Considerando que a versão 1.5 do Firebird está instalada e em execução, ao tentar instalar o a versão 2.5 será mostrado a mensagem da imagem abaixo, nesse caso será necessário parar os serviços da versão 1.5.

Parar os serviços da versão 1.5

  1. No caso estou supondo que você está usando o Windows 10 ou o Windows Server superior ao 2012;
  2. Clique na ferramenta de pesquisa do Windows e digite “Serviços” sem as aspasPesquisar serviços do Windows
  3. Dê um clique em Serviços Aplicativo;
  4. Na tela Serviços, localize e selecione o serviço Firebird Guardian – DefaultInstance, sem seguida clique no botão Parar.

Após parar os serviços da versão 1.5 instale a versão 2.5

Antes de concluir a instalação da versão 2.5, desmarque as opções “Iniciar o Serviço Firebird agora? E After installation – What Next?”.

Nota: não se deve iniciar o serviço ao concluir a instalação porque será necessário alterar as configurações primeiro.

Estando as duas versões instaladas o próximo passo é configurar o Firebird 2.5 para funcionar em outra porta e criar os seus serviços com outro nome.

Alterar o arquivo Firebird.conf da versão 2.5

Abra o Prompt de comando do Windows como administrador, para isso na ferramenta de pesquisa do Windows digite “cmd” sem as aspas e escolha a opção “Executar como Administrador;

Executar prompt de comando do Windows como administrador

  1. O próximo passo depende da arquitetura do Windows 32 ou 64 bits e do Firebird baixado 32 ou 64 bits, considerando que instalei o Firebird de 32 bits no Windows 10 de 64 bits, no prompt de comando do Windows vou digitar:
    1. cd C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\ em segui pressionar Enter;
    1. notepad firebird.conf e em seguida pressione Enter, considerando que o Prompt de comando foi executado como administrador, logo o comando “notepad firebird.conf” irá abrir o arquivo firebird.conf no Bloco de notas como administrador, o que lhe permitirá salvar as alterações feitas no arquivo.
    1. Localize a
  2. Com o arquivo firebird.conf, localize a linha #RemoteServicePort = 3050 e altere para RemoteServicePort = 3060

Nota: Observe que removi o # e alterei o 3050 para 3060 essa é a porta que a versão 2.5 do Firebird irá responder, a porta pode ser qualquer porta, desde que não esteja sendo utilizada por outra aplicação.

  • Salve e feche o arquivo firebird.conf

Imagem do prompt de comando do Windows com todos os comandos executados até aqui

Prompt de comando do Windows mostrando comandos executados
Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina 10

Criando os serviços para o Firebird 2.5

  1. Ainda com o prompt aberto, digite cd bin e pressione Enter
  2. instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5

Nota: O comando instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5 irá criar os serviços:

Service “Firebird Guardian – Firebird_2_5”

Service “Firebird Server – Firebird_2_5”

3. Para concluir basta reiniciar o computador.

Prompt de comando do Windows com todos os comando executados

Prompt de comando com todos os comando executados
Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina 11

Configurar os nossos aplicativos para usar o Firebird 2.5

Depois de instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina, iremos configurar um de nossos aplicativos para utilizar a versão 2.5 do Firebrid.

Neste exemplo iremos utilizar o Controle Patrimonial Pat Pro, nosso sistema de controle de patrimônio.

Podemos ter dois senários distintos, um quando se trata de nova instalação e ou outro quando o programa e já em produção.

No primeiro senário, estamos fazendo uma instalação nova do Controle Patrimonial Pat Pro, nesse caso primeiro deve-se instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina para depois instalar o Controle Patrimonial Pat Pro, siga os passos abaixo:

a. Instale e execute o Controle Patrimonial Pat Pro, será mostrado mensagem informando que o banco de dados PATFREE.GDB não existe, clique em Sim ou em Yes para criar esse banco, em seguida será informado que o segundo banco não existe, clique em Sim ou em Yes para criar o segundo banco, ambos serão criados utilizado a versão 1.5 do Firebird, pois essa versão está usando a porta 3050 padrão do Firebird.

b. Após criar os bancos de dados será mostrado mensagem referente a tabela de usuários, nessa mensagem clique em Sim, considerando que o sistema está utilizando a versão 1.5 do Firebird, será mostrado mensagem de erro, feche todas as mensagens de erro que o sistema irá abrir;

c. Após conseguir entrar no sistema, clique em Arquivo e escolha a opção Empresa usuária;

d. Selecione a empresa 00 (zero, zero) e clique em Editar

e. O Controle Patrimonial Pat Pro utiliza dois bancos de dados para cada empresa, um para armazenar os dados dos bens patrimoniais e outro para armazenar documentos e imagens, sendo assim, na tela Dados da Empresa Usuária, em Banco de Dados, selecione BD_Patfree_Dados em seguida clique no campo Servidor (HostName) e digite o IP ou o nome do computador servidor, no caso do exemplo o IP do próprio computador.

Controle Patrimonial Pat Pro - empresa usuária
Instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina 12

Detalhando o DESKTOP-ERR94OR/3060

O DESKTOP-ERR94OR é o nome do computador, pode e deve ser substituído pelo IP caso este seja fixo.

A barra “/” é utilizada para separar o nome do computador da porta.

O 3060 é a porta que configuramos para funcionamento do Firebird 2.5, dependendo da configuração do Windows essa porta precisa ser liberada no Firewall.

Nota: Considerando que estamos configurando o computador principal, pois no caso das estações não há necessidade de possuir o Firebird instalado, utiliza-se o IP ou o nome do próprio computador;

Utiliza-se o IP quando este for fixo, se o mesmo for entregue via DHCP utiliza-se o nome do computador, levando em consideração que este precisa ser igual ao que é mostrado no Painel de Controle do Windows.

f. Para concluir clique em Aplicar, se não aparecer nenhuma mensagem de erro, clique em OK

Nota: Se após clicar em Concluir aparecer alguma mensagem de erro, confira o nome do servidor, e a porta definida, dependendo da configuração do Windows, pode ser necessário liberar a porta utilizada no Firewall do Windows.

O procedimento acima, descrendo como instalar o Firebird 1.5 e 2.5 na mesma máquina foi realizado em laboratório utilizando o Windows 10 Education versão 21H1, o Firebird-1.5.6.5026-0-Win32, o Firebird-2.5.9.27139_0_Win32 e o Controle Patrimonial Pat Pro versão 4.8.1

Sobre o autor

Avatar of Adailton Rodrigues de Souza

Adailton Rodrigues de Souza administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.