Como usar o Super Carnê em rede

Como usar o Super Carnê em rede

Como usar o Super Carnê em rede, basicamente é necessário saber o nome ou IP do computador servidor, usuário e senha do gerenciador de banco de dados, isso quando for definido usuário e senha para o Firebird diferente do padrão.

Este tutorial se aplica ao Super Carnê versão 1.0 até a versão mais recente, ao Super Carnê Escola e ao Controle Patrimonial Pat Pro.

Como usar o Super Carnê em rede

Configuração do servidor

A configuração do servidor é a mais simples possível, sequer é necessário ter o programa instalado, precisamos apenas o banco de dados e do Firebird instalado, no entanto, instalando o programa no servidor facilita muito a criação e manutenção futura do banco de dados do sistema.

Siga os passos:

1. Defina qual computador será o servidor, instale o programa e ative a licença;

2. Anote o IP do computador servidor, se for fixo, caso seja entregue via DHCP, anote o nome do computador.

Nota: Quando o IP é entregue via DHCP, há menos que este esteja amarrado ao mac no roteador, a cada vez que o computador é desligado existe a possibilidade dele receber um IP diferente, e nesse caso o programa pararia de funcionar.

3. Em alguns casos dependendo da configuração do Windows é necessário liberar a porta 3050 no Firewall do Windows.

Nota: Observe que não é necessário compartilhar a pasta do programa, isso porque as estações irão utilizar somente o banco de dados e este não será acessado diretamente, a estação ira acessar o Firebird que está instalado do servidor e este por sua vez acessa o banco de dados localmente e repassa as informações para a estação.

Configuração das estações de trabalho

A configuração do lado da estação de trabalho também é muito simples, basicamente será necessário informar o IP ou o nome do computador servidor na configuração da empresa usuária. Siga os passos abaixo:

1. Instale o programa normalmente, inclusive ative a licença de uso utilizando os mesmos dados usados para ativar o programa no servidor;

2. Após acessar o programa pela primeira vez, clique em Arquivo e escolha a opção Empresa usuária;

arquivo empresa usuária

3. Selecione a empresa e clique no botão Editar;

Super Carnê configurar rede - Editar Empresa Usuária
Editar Empresa Usuária

Nota: A empresa 00 (Zero, Zero) não ser apagada, pois o sistema precisa dela para funcionar corretamente, sendo assim, quando for cadastrar a primeira empresa, edite a empresa 00.

4. Informar as configurações do servidor de banco de dados.

Super Carnê configurar rede - Dados do servidor de banco de dados
  • Servidor (HostName), nesse campo deve ser informado o IP do servidor caso o mesmo seja fixo, se for entregue via DHCP, deve-se colocar o nome do computador que será o servidor. Para localizar o nome do computador basta acessar a sessão Sistema no Painel de Controle do Windows;
  • Nome de usuário, nesse campo deve ser informado o usuário do Firebird, o padrão é SYSDBA (todo maiúsculo);
  • Senha de acesso, nesse campo deve ser informado a senha de acesso ao Firebird, o padrão é masterkey (todo minúsculo).
  • Localização (DataBase), esse campo é preenchido com o endereço físico do banco de dados no servidor, o padrão é C:\adassoft\supercarne\supercarne.gdb, lembra que não pode ser uma unidade de rede mapeada.

Nota: Os campos Nome de usuário e Senha de acesso se referem aos dados de acesso ao Firebird e não aos dados de acesso ao Super Carnê e, só precisa ser preenchidos caso o Firebird tenha usuário e senha diferentes do padrão.

5. Clique em Aplicar, se tudo estiver correto o botão Aplicar ficará inabilitado.

Nota: Neste ponto pode ocorrer mensagem de erro referente a network, quando esse erro acontece indica que a estação não está conseguindo acesso ao servidor e isso pode acontecer por causa de:

  1. Nome ou IP do servidor digitado errados;
  2. A porta 3050, padrão do Firebird, não está liberada no servidor, caso o Firebird tenha sido configurado com uma porta diferente da 3050, nesse caso libera a portal que foi usada na configuração do Firebird, não sendo necessário liberar a porta 3050;
  3. Usuário e/ou senha digitados errados;
  4. O servidor e estação pode não estar na mesma rede;
  5. Se estiver usando rede wi-fi, verifique se o isolamento de equipamentos, pois se este estiver ativo, mesmo os equipamentos estando na mesma estrutura física não irão comunicar entre si.

6. Após conseguir passar sem mensagem de erro pelo passo anterior, clique em Ok em todas as telas.

Nota: Após concluir todos os passos acima o programa funcionará em rede, no entanto é aconselhável fechar o programa e abrir novamente. 

7. Para testar basta cadastrar alguma informação ou alterar uma informação já existente e verificar se vai aparecer em todos os computadores.

Observações que devem feita para usar o Super Carnê em rede:

1. Não se deve utilizar o executável do programa compartilhado na rede, isso porque, vai causar um alto consumo de banda de dados e, ainda vai causar redundância na comunicação com o Firebird, fazendo o programa ficar mais lento;

2. Não se deve compartilhar a pasta do programa no servidor, isso porque, as estações irão utilizar apenas o banco de dados do servidor e, mesmo o banco de dados não será acessado diretamente pela rede, a estão irá acessar o servidor do Firebrid que está instalado no computador servidor e este por sua vez acessa o banco de dados localmente e repassa as informações para a estação;

3. O programa não funciona, ou pelo menos, não deve funcionar em unidade de rede mapeada;

Conclusão:

Usar o Super Carnê em rede é muito simples, basicamente é necessário o IP ou o nome do servidor e que a porta do Firebird esteja liberada no servidor.

Onde comprar a licença do Super Carnê:

Aqui mesmo em nosso site

E mais..

No Mercado Livre

9 comentários em “Como usar o Super Carnê em rede”

  1. Oi boa tarde! Já tenho o super carne instalado em duas maquinas na minha empresa que estão conectadas em rede que funcionam normalmente. agora gostaria de instalar em um terceira porem em casa! tem como?
    Obrigado!

    1. Adailton Rodrigues de Souza

      Boa noite!
      Existem diversas possibilidades de ocorrer o erro de inicialização e cada uma delas tem uma causa e solução diferente, a mais comum ocorre quando o Firebird não está instalado ou não está sendo executado. Nesse caso basta reinstalar o Super Carnê que o Firebird será instalado junto.
      Caso não resolva envie e-mail para adailton@adassoft.com ou poste aqui o conteúdo da mensagem de erro.

  2. Pingback: Super Carnê - Emissão de carnê de pagamento - Ada Souza Soft

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile